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IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS NA NUTRIÇÃO

Alimentação é um elemento-chave na manutenção do nosso bem-estar físico geral. Devemos sempre prestar atenção para os alimentos que nós comemos, porque eles irão, eventualmente, influenciar a nossa saúde, para o melhor ou para o pior. Temos mais informações disponíveis sobre os benefícios de cada grupo de alimentos que não tínhamos acesso antes e é por isso que também temos uma responsabilidade maior para fazer escolhas alimentares assertivas e responsáveis.

alimentacao saudavelOs hidratos de carbono, gorduras e proteínas têm uma função específica para servir os nossos corpos. A chave para uma boa saúde está em manter a alimentação equilibrada. O nosso corpo transforma carboidratos em açúcar que fornece a energia necessária para realizar as atividades diárias, como trabalho, estudo ou exercício. Os carboidratos podem ser encontrados nas frutas e nos grãos integrais, pão, massas e arroz. As proteínas são os principais componentes dos músculos do nosso corpo. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, carne branca, nozes e produtos lácteos. Os médicos recomendam comer mais carnes brancas, como peixe e frango do que carne vermelha.

Eu não posso enfatizar o suficiente os benefícios que os alimentos, nutrição e exercício físico regular têm sobre o nosso emocional e o bem-estar físico. Os adultos devem ensinar às crianças hábitos saudáveis de alimentação, porque quando nós aprendemos algo a partir de uma idade pequena torna-se um hábito e é mais provável seguir esse hábito para o resto da sua vida.

Comer bem significa comer uma variedade de alimentos.

Nenhum alimento contém todos os nutrientes que o nosso corpo precisa, exceto o leite materno para bebês até aos seis meses.

Comer uma variedade de alimentos diferentes irá fornecer os nutrientes que são essenciais para o nosso corpo. Tomando o cuidado de escolher os alimentos que estão na época e disponíveis localmente, comer pode ser agradável, saudável e acessível.

Saiba mais sobre a importância da Alimentação!

Comer alimentos em cada refeição

Alimentos devem compor a maior parte da refeição. Estes alimentos são relativamente baratos e fornecem uma boa quantidade de energia e proteína. Incluem cereais (como arroz, milho, painço, sorgo, trigo e cevada), amido de raízes (como batata, batata-doce, mandioca, inhame, cará) e o amido de frutas (como a banana).

No entanto, alimentos básicos não são o suficiente para fornecer todos os nutrientes que o corpo necessita. Outros alimentos devem ser consumidos para fornecer mais energia, proteínas e micronutrientes.

Comer legumes, se possível todos os dias

Estes alimentos fornecem-nos as proteínas necessárias para desenvolver e reparar o corpo e também para construir músculos fortes. Eles são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras e ajudam a manter o sistema imunológico ativo.

As leguminosas incluem os feijões, ervilhas, lentilhas, amendoins (incluindo manteiga de amendoim) e a soja. Quando consumido com alimentos de primeira necessidade, a qualidade da proteína é maior.

As leguminosas são a mais barata fonte de proteína de alimentos de origem animal, como carne bovina e de frango, e devem ser consumidos todos os dias, se possível.

Comer animais e produtos de leite regularmente

comer animais regularmenteAlimentos provenientes de animais e peixes devem também ser comidos muitas vezes. Eles são ricos em proteínas, vitaminas e minerais e de energia extra. Eles ajudam a fortalecer os músculos e o sistema imunológico.

Estes alimentos incluem todas as formas de carnes, aves, peixes, ovos e produtos lácteos, como o leite, soro de leite, iogurte e queijo.

O livro Emagrecer de Vez (pdf completo), possui mais de 190 páginas, onde explica em detalhes como nosso corpo armazena gordura, como queima gordura e como fazer para emagrecer de verdade.

Comer frutas e legumes todos os dias

Vegetais e frutas são uma parte importante de uma alimentação saudável e balanceada. Eles fornecem as vitaminas e os minerais que ajudam a manter o bom funcionamento do corpo e o sistema imunológico.

Estes alimentos são especialmente importantes para as pessoas que vivem com HIV/AIDS, para combater a infecção.

Comer uma grande variedade à medida que cada um oferece diferentes tipos de vitaminas e minerais.

O uso de gorduras e óleos, bem como o açúcar e alimentos açucarados

Gorduras, óleos e açúcar são boas fontes de energia e pode ajudar a um ganho de peso corporal, que pode ser particularmente importante para aqueles que vivem com o HIV/SIDA. Eles também adicionam sabor aos alimentos, estimulando o apetite.

Óleos e gorduras desempenham um papel importante em uma dieta saudável e equilibrada. Mesmo pequenas quantidades podem fornecer grandes quantidades de energia. Gorduras e óleos incluindo manteiga, banha, margarina, óleo de cozinha (de vegetais, a de coco e óleo de palma), creme de leite, maionese e creme de coco. Eles também são encontrados no abacate, sementes (de girassol, amendoim e gergelim), gordura de carne e peixe e queijo.

Açúcares e alimentos açucarados incluem mel, geléia, açúcar de mesa, bolos e biscoitos.

Embora as gorduras e os açúcares são fontes de energia, eles não são ricos em outros nutrientes.

Beba muita água limpa e segura

A água é importante para a vida e é necessário a cada dia. Uma pessoa necessita de cerca de oito copos de líquido por dia. Quando está muito quente, durante o trabalho, suor ou diarreia, vômitos ou febre, a pessoa precisa beber ainda mais para substituir a água que foi perdida. Além de beber água limpa, o fluido pode também vir de sucos, sopas, legumes e frutas, bem como de refeições que tenham molho ou molhos. No entanto, evite beber chá ou café, com uma refeição, pois isso pode reduzir a absorção de ferro dos alimentos. (ver conselhos sobre a higiene alimentar)

Bebidas alcoólicas removem a água do corpo e, portanto, devem ser consumidas apenas em quantidades limitadas. Elas também podem interferir com a ação de medicamentos.

Espero que tenha sido útil este conteúdo.